Numa cidade como São Paulo, quem tem o privilégio de ser escutado e quem é sistematicamente silenciado? Quais modos de existência, vozes e expressões artísticas são legitimados e quais são marginalizados? Como as forças políticas, sociais e econômicas determinam quem ou o que é ouvido ou ignorado? Des-habitar Escutas: escuta em disputa na Cracolândia é um convite para imaginar outras maneiras de escutar as relações e os conflitos entre pessoas, lugares e contextos.
A exposição apresenta trabalhos sonoros, visuais e audiovisuais realizados pelas artistas Lílian Campesato e Valéria Bonafé em colaboração com outros artistas e projetos em atuação no território da Cracolândia, tais como Bar da Nice, Teatro de Contêiner, Tem Sentimento, Paulestinos, Soberano e EMESP. Por meio de gravações de campo, depoimentos, performances, arte urbana, música e criação sonora, a exposição convida o público a romper com hábitos de escuta, quebrar estigmas e se abrir para histórias, corpos, vozes e afetos frequentemente silenciados.
A manutenção do Teatro de Contêiner Mungunzá foi contemplado pela 41ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura
Vigência do projeto: (18 meses)
De dezembro de 2023 a Maio de 2025