TEASER
SINOPSE
Por meio de levantamentos biográficos compostos por fotografias, diários, cartas, entrevistas com familiares e amigos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta ao público a transformação de Luis Antonio em Gabriela. Baseada na história real de Nelson Baskerville, diretor do espetáculo, a dramaturgia é construída a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
HISTÓRICO
Sesc Santo André - Cenas Centrífugas - Santo André 2019 / Apresentações Repertório 10 anos no Teatro de Contêiner Mungunzá - São Paulo - 2018 / Sete temporadas em São Paulo: Centro Cultural São Paulo, Galpão do Folias, FUNARTE, Teatro João Caetano, Teatro Alfredo de Mesquita, Sesc Belenzinho e Teatro de Contêiner Mungunzá. Uma temporada no Rio de Janeiro, SESC Copacabana. Participou de festivais por todo o Brasil e do Festival São Palco em Coimbra/2012 (Portugal). Foi contemplado em diversos editais de circulação: PROAC LGBT 2011; Proac Circulação 2012, Myriam Muniz 2012, Circuito Cultural Paulista e Palco Giratório do Sesc 2013. Recebeu os prêmios Shell 2011 (Melhor Direção) e APCA 2011 (Melhor Espetáculo); Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Projeto Visual); Prêmio Governador do Estado de São Paulo (Melhor espetáculo pelo Júri Popular) e Prêmio APLGBT Cidadania em Respeito à Diversidade (Artes Cênicas), entre outros. Foi eleito como um dos melhores espetáculos do ano por veículos de comunicação, como Veja, Estado de S.Paulo e Folha de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Argumento e direção – Nelson Baskerville
Texto – A partir dos relatos de Doracy, de Maria Cristina, de Nelson Baskerville, de Serginho, de Pascoal (carta) e de Gabriela (cartas)
Dramaturgia – Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro
Intervenção dramatúrgica – Verônica Gentilin
Elenco – Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias
Técnico performer – Pedro das Oliveiras
Diretora assistente e preparação de atores – Ondina Clais
Assistente de direção – Camila Murano
Direção musical, composição, arranjo e músico em cena – Gustavo Sarzi
Preparador Vocal – Renato Spinosa
Trilha Sonora – Nelson Baskerville
Iluminação e cenário – Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos – Camila Murano
Visagismo – Rapha Henry e Fabia Mirassos
Vídeos – Patrícia Alegre
Artista plástico (telas/pinturas) – Thiago Hattnher
Designer e produção
– Léo Akio
Produção Executiva – Cia. Mungunzá e Gustavo Sanna (Complementar Produções)
Produção Geral – Cia. Mungunzá de Teatro.
*100 minutos
*16 anos
TRECHOS DE CRÍTICAS
"Uma das melhores coisas do teatro brasileiro: Luis Antonio-Gabriela. Eu acho uma coisa sofrida, mas bonita, linda na sua feiura. O feio é belo ali, adquire a forma de arte. Foi uma revelação pra mim. É uma arte brasileira, tem uma brasilidade muito boa e uma estética da feiura. Eu aconselho as pessoas a assistirem"
Antunes Filho p/ Revista Carta Capital
"Assistir a 'Luis Antonio – Gabriela' foi mais do que um prazer estético, foi uma dessas experiências transformadoras; saí do teatro com um conhecimento impresso em mim que com certeza interferirá para sempre na minha visão sobre o tema"
Beth Néspoli
"Na minha opinião, é talvez a melhor obra nacional que se seguiu a Plínio Marcos e Nelson Rodrigues"
Maria Lúcia Candeias
“A década pouco passou de sua metade, mas já se pode afirmar sem medo que “Luis Antonio – Gabriela” é um dos melhores espetáculos produzidos em São Paulo nos anos de 2010”
Dirceu Alves Júnior - Veja São Paulo
"Não é para menos que ao final, a plateia aplauda em pé e com gosto. Estamos todos em cena, com nossas inquietudes juvenis e adultas, nossos sonhos, nossos pedidos de desculpas, nossas declarações de amor, nosso olhar generoso para o que é diferente de nós mesmos"
Celso Cury - Revista Brasileiros
"Sem moral e sem vergonha o espetáculo Luis Antônio-Gabriela, do Grupo Mungunzá, evita o sentimentalismo e os estereótipos ao narrar a história de um homossexual estigmatizado... Depois da catarse final, a vontade do espectador é voltar para buscar outros ângulos de apreensão de um espetáculo complexo, que não faz concessões em busca de uma conclusão"
Valmir Santos
"Cerimônia de adeus em um espetáculo nervoso na representação do elenco coeso e com soluções visuais (cenário, figurinos e iluminação) que instauram um clima entre o bordel e o hospital. O que se assiste são painéis de meias-verdades, busca do tempo perdido, melodrama e cenas quase bíblicas de redenção. Com talento e sinceridade, Nelson Baskerville consegue, à sua maneira, reconciliar Abel com Caim”
Jefferson del Rios (ESTADÃO)
ESPETÁCULO COMPLETO
TRILHA COMPOSTA
RIDER TÉCNICO