Blog Post

MOSTRA GLS

Dia 24 e 25 de setembro de 2022.

Sábado e domingo a partir das 17h.


A MOSTRA
Níke, Karla Ribeiro, Lucas Miyazaki, Oliver Olívia e Marco Antonio Oliveira, jovens artistas que ocupam lugares diversos dentro do espectro da sigla LGBTQIAPN+ organizam coletivamente a mostra e apresentam trabalhos a partir de suas perspectivas, contemplando recortes lésbicos, transmasculinos, bixas, bissexuais, travestis, atravessados por diversas interseccionalidades. A ideia da mostra, além de reunir a diversidade de vozes, é fortalecer os trabalhos e apostar em modos coletivos de produzir e dar sustentação a obras recentes e com menor inserção no circuito teatral paulistano. Dois dos trabalhos presentes - Ele e o silêncio anuncia o grito ou VOZ BIXA - estrearam e foram ambos premiados no 29º Festival Mix Brasil. Outro trabalho - A falsa ilusão de ser predadora - realizou abertura de processo na Mostra Solo Mulheres - 2ª edição. A mostra também contará com exibição de vídeo-performances das pessoas artistas no intervalo entre os trabalhos presenciais.

GLS?
A sigla GLS - gays, lésbicas e simpatizantes - notoriamente em desuso nos dias atuais, inclusive por conta da sua incompletude diante da pluralidade de identidades e sexualidades, é uma provocação. Ao nos depararmos com a sigla, estamos olhando para um momento, uma fotografia do passado que coloca o movimento LGBTQIAPN+ em perspectiva temporal, nos instigando a pensar em que mudamos para além das letras - a cada dia maior sopa de letrinhas. Em que progredimos? Quais debates ainda não foram superados? Enfrentamos que tipo de regresso? E sobretudo, o que, a partir dessa arqueologia de letras, é uma herança em nossos trabalhos artísticos? As siglas mudam, nossas existências ganham tamanho, nomes e projeção, mas não estariam nossos trabalhos ainda ocupando espaços de nicho em que cabem apenas a sigla - seja ela qual for?

o silêncio anuncia o grito ou VOZ BIXA - Marco Antonio Oliveira
Desde a infância, meninos afeminados são constantemente repreendidos, o modo genuíno com o qual eles se relacionam com o mundo. A voz é silenciada antes que ela aprenda a falar. VOZ BIXA é uma narrativa biográfica e forjada para reencontrar um sussurro de voz na intimidade escondida, reconstruindo um universo de memórias individuais mas também coletivas.
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído - Oliver Olívia e Lucas Miyazaki
Um casal começa a morar junto ao mesmo tempo que um deles inicia seu processo de transição de gênero. Em meio à pandemia do COVID-19, eles convivem incessantemente por conta do isolamento social. Nessa peça, ambos estão em cena, e realizam jogos performativos com seu texto – uma dramaturgia que foi escrita em 2020 pelo marido cis, no início da transição de gênero do diretor da obra, e agora é revisitada em 2022, pelas pessoas que eles são hoje em dia.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Ele - Oliver Olívia e Lucas Miyazaki
Dois eles, um cisgênero e um transgênero, casados na vida real, se colocam num palco para juntos realizarem algumas ações e jogos performativos. São criadas imagens que remetem direta ou indiretamente a questões de sexualidade, gênero, existência e essência. Nesse percurso, surgem tensões, contradições e limites que suscitam reflexões acerca do que é um homem, um ele, ou o próprio masculino.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

A origem do mundo - Níke
"A Origem do Mundo" é uma performance solo que investiga uma relação íntima com uma molécula sintetizada artificialmente. É talvez a ritualização de uma travessia para tornar esse processo maior que eu, um processo político que fala sobre a plasticidade do corpo.
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

A falsa ilusão de ser predadora - Karla Ribeiro
Dos percursos de uma preta e lésbica... ou melhor, sapatona... ou melhor, sapafemme, quer dizer, sapaqueen. O encontro com um erotismo nas encruzilhadas: Quando deseja e quando é desejada? Das experiências no mundo via corpa, sexo, sexualização e sexualidade, fricciona sua existência com a da comunidade queer a que quer (?) pertencer. É ela, a predadora insaciável? Faz dela e disso, experimento.
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

SERVIÇO
MOSTRA GLS de teatro e performance LGBTQIAPN+

dia 24 de setembro - sábado
17h - A origem do mundo
19h - Ele
21h - o silêncio anuncia o grito ou VOZ BIXA

dia 25 de setembro - domingo
17h - o silêncio anuncia o grito ou VOZ BIXA
19h - Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído
21h - A falsa ilusão de ser predadora


Ingressos:
Ingressos individuais: 10 reais
Combo GLS - as três peças do dia por um preço Gostoso, Legal e Singelo: 25 reais
Pessoas trans, bem como pessoas moradoras da região do teatro não pagam entrada.

Por Cia. Mungunzá 3 de fevereiro de 2025
Dia 19 de Fevereiro de 2025 | Quarta à s 1 9h30 | $30 $40
Por Cia. Mungunzá 3 de fevereiro de 2025
Dia 14 de Fevereiro de 2025 | Sexta às 20h |  $Gratuito
Por Cia. Mungunzá 3 de fevereiro de 2025
Dias 08 e 09 de Fevereiro de 2025 | Sábado às 19h | Domingo às 18h | Ambas apresentações com INTÉRPRETE DE LIBRAS | $Gratuito
ver +
Cia. Mungunzá
de Teatro
Teatro de Contêiner
Mungunzá
Rua dos Gusmões, 43
Santa Ifigênia
São Paulo / SP
(11) 9 9188 9035 _ Marcos
(11) 9 7632 7852 _ Lucas
(11) 9 9531 4434 _ Léo

ciamungunza@gmail.com
Share by: