Sinopse
“DESMASCARADOS” é uma homenagem que traz a cena o próprio Oswald de Andrade, que ressurge do mundo dos mortos para se espantar com o que se tornaram seus personagens no tempo presente. O universo do circo espetaculariza a miséria, revelando um Brasil despudorado, sem empatia e sem máscaras. Bufões carniceiros e sádicos se divertem em explorar, humilhar e até fazer desaparecer os clientes endividados, que assediam desesperados os cruéis credores de empréstimos. Os donos do circo, o casal Abelardo e Heloisa, são também sócios empresários engajados com o poder público, que investem numa floresta particular na Amazônia, território a ser explorado por Mr, Jones, o americano parceiro investidor. A aberração dos familiares que os cercam - todos puxa-sacos do gringo endinheirado - ostenta a ausência de escrúpulos, chegando a lugares inusitados. É daí que Oswald marca presença no contemporâneo, projetando a revolução Carahiba num banquete antropofágico que repudia o universo do grande capital, e resgata o seu ideário pela origem matriarcal em Pindorama, unificando todos os movimentos eficazes em direção á vida e ao bem viver.
Sobre a Bendita Trupe
A Bendita Trupe é um premiado conjunto paulistano, encabeçado por Johana Albuquerque (diretora e produtora), que já realizou 18 espetáculos na cidade de São Paulo, ao longo de seus 22 anos de existência. Destaca-se na produção para o público adulto e infanto-juvenil, tendo como linha de pesquisa a criação de espetáculos com linguagem crítica e poética voltada ao Brasil contemporâneo. Tem como princípio fundamental estimular a inteligência e o humor do público de todas as idades, perseguindo o ideal de um teatro “sério” (em termos temáticos) e paradoxalmente, divertido.
Em 2020, em comemoração aos 20 anos da Bendita Trupe, encenou “Protocolo Volpone, um clássico em tempos pandêmicos”, primeiro espetáculo presencial a estrear na pandemia, em São Paulo.
A Bendita Trupe já realizou 03 espetáculos em processos colaborativos a partir de fontes documentais: “Os Collegas”, 2003; “Miserê Banfdalha”, 2006; e agora, DESMASCARADOS.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgismo e Direção Geral: Johana Albuquerque, “em processo colaborativo” com a Bendita Trupe
Assistência de Direção: Fernanda Zancopé
Assistência de Dramaturgia: Murilo Franco e Denise O Freire
Atores: Marcelo Villas Boas, Vera Bonilha, Joca Andreazza, Fernanda D’umbra, Luciano Gatti, Cris Lozano, Sérgio Pardal, Pedro Birenbaum, Silvia Suzy, Jaime Branco, Marun Reis e Lisi Andrade.
Cenografia: Julio Dojcsar
Iluminação: Aline Santini
Figurinos: Silvana Marcondes
Direção Musical: Pedro Birenbaum
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Colaboradores Bolsistas: Barbara Rodrigues (produção/atuação); Chrystian Roque (direção/atuação); Gleice Kelle (atuação); Janaína Rosalen (cenografia); João Zoochio (foto&vídeo); Julia Tavares (figurino); Lucas Vanatt (produção); Luciana Silva (luz); Pedro Coêntro (pesquisa/atuação); Sérgio Pedalêro (música).
Pesquisa Documental: Gênese Andrade
Design Gráfico: Murilo Thaveira
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Midias Sociais: Platea Comunicação & Arte & Tathiana Botth
Gerência de Produção e Administração: Anayan Moretto
Produção Executiva: Marcelo Leão
Coordenação Geral: Johana Albuquerque
Realização: Bendita Trupe e Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paul o
Classificação: 12 anos
Duração: 140 minutos