Term of Cooperation

Apresentação :

A Cia Mungunzá de Teatro, representada aqui pela Cooperativa Paulista de Teatro, se propõe, através do Termo de Cooperação, a zelar pela manutenção e pela utilidade do terreno localizado na Rua dos Gusmões, número 43 (Santa Efigênia, São Paulo / SP), promovendo benfeitorias sobre o espaço pelo período de três anos.

Espaço pleiteado :

O terreno de aproximadamente 1000m2, situado entre a Rua dos Protestantes e a Rua General Couto de Magalhães, localizado em frente ao Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, região central de São Paulo, está sob o domínio da Subprefeitura da Sé. A Guarda Civil Metropolitana, encarregada da segurança do local (terreno), acaba por utilizar o mesmo como estacionamento para guarda de parte da sua frota. 
O terreno é considerado pelos moradores como um “espaço ocioso”, sem função pública definida e com estrutura física aparentemente comprometida, tais como: cercas, portões, piso e pintura.
Objetivo :

A Cia Mungunzá de Teatro, representada neste ato pela Cooperativa Paulista de Teatro, propõe via “Termo de Cooperação”, a reforma e a manutenção deste espaço, dando-lhe destinação como área de lazer para os moradores dos espaços envoltórios ao terreno. O grupo entende que se trata de um local estratégico e de fundamental importância e que tal iniciativa poderá auxiliar e incrementar a política de revitalização da região central de São Paulo, bem como, reforçará a ideia de democratização do espaço público. O grupo se propõe a investir no espaço pelo período de três anos, trazendo a vantagem, ao poder público, da desoneração financeira sobre o referido espaço, tornando-se, este último, um modelo de política público privada, proporcionando à população um espaço de convivência, com acesso a bens culturais, ao esporte e ao lazer.
Sobre as benfeitorias patrimoniais, sociais e culturais que serão agregadas ao terreno:
- Troca total das cercas e portões;
- Projeto de iluminação;
- Projeto de terraplanagem completa deixando 60% gramado e 40% concretado;
- Novo projeto paisagístico;
- Pintura completa;
- Implementação de playground em 300m2 da área gramada;
- Colocação de bancos e de redes espalhados pelo terreno;
- Limpeza e Jardinagem diária;
- Internet gratuita.
- Instalação de 10 contêineres que juntos abrigarão :
    + Banheiros;
    + Camarim;
    + Espaço com lotação de 80 pessoas para atividades artísticas:
       _ Teatro;
       _ Cinema (inclusive ao ar livre);
       _ Circo;
       _ Dança;
       _ Shows;
       _ Oficinas;
       _ Exposições;
       _ Espaço para estudo/leitura;
Sobre o projeto arquitetônico:

Pensando em não afetar as características arquitetônicas dos edifícios localizados naquela região, bem como na aplicação de um projeto arquitetônico modular, flexível e sustentável, propomos um “polo cultural” baseado num agrupamento de 10 contêineres que ocupará 40% do terreno. 
A ideia é que os contêineres multifacetados constituam um bloco que abrigará banheiros, camarim, espaço técnico, espaço interno para apresentações e para estudos artísticos e espaço externo que abrigará shows de pequeno porte bem como cinema ao ar livre, atividades estas que, somadas ao projeto paisagístico externo, entregarão um ambiente de convivência pública de alta qualidade à cidade.
Sobre o playground :

Em parceria com o grupo espanhol Basurama (www.basurama.com), identificado com a política da sustentabilidade no processo criativo e que reutiliza na confecção de seus playgrounds materiais normalmente descartados pela sociedade, montaremos um playground que ocupará parte da área livre do terreno. Com aproximadamente 100 tambores de aço soldados uns aos outros, caminhos serão construídos, propiciando as crianças e a adultos uma infinidade de brincadeiras sobre a instalação resultante. Um ponto de refúgio cultural, artístico e esportivo para os moradores da Luz.
Sobre uma política de curadoria das atividades artísticas realizadas nos contêineres:

Propomos uma curadoria baseada num “tripé” (Prefeitura de São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro/Cia Mungunzá de Teatro e membros da Sociedade Civil) para, juntos, escolhermos as atividades culturais a serem desenvolvidas no local. Todas as atividades da área externa serão gratuitas e todas as atividades da área interna poderão ser também gratuitas ou remuneradas a preços populares (valor teto de R$30,00). Os moradores da região terão acesso gratuito às atividades internas, mediante apresentação de comprovante de residência. Os valores recolhidos serão utilizados, única e exclusivamente, para pagamento dos artistas que se apresentarem sem subsidio público ou privado e também para o pagamento de despesas com segurança para realização dos eventos. Os ingressos para as atividades que tiverem subsídios públicos ou privados serão fornecidos gratuitamente para a população. O grupo propõe mais de 2200 horas de atividades artísticas gratuitas ou a preços populares.
Histórico resumido da Cooperativa Paulista de Teatro :

A Cooperativa Paulista de Teatro (www.cooperativadeteatro.com.br), fundada em maio de 1979, agrega um número robusto de iniciativas no segmento da cultura, e isto se deve, justamente, à sua natureza de organização. Assim, a cooperativa fornece suporte a diversos grupos, que são auto - geridos, mas que não possuem a estrutura adequada para participar das políticas públicas para a cultura. A Cooperativa funciona como um mecanismo de inserção de grupos que possuem propostas artísticas de altíssimo valor para a sociedade, mas que sozinhos não teriam a sofisticação administrativa necessária para executá-los. 
Além dos espetáculos produzidos pelos mais de 1096 núcleos de produção e das atividades exercidas individualmente por seus aproximados 4.000 associados, a Cooperativa realiza projetos do interesse de toda a categoria teatral e da população.

Histórico resumido da Cia Mungunzá de Teatro :

A Cia Mungunzá de Teatro (www.ciamungunza.com.br) é um coletivo de múltiplos artistas e educadores que desenvolvem, desde 2008, atividades artísticas e educacionais em todo o território nacional. Pautado em três vertentes (estética contemporânea / encenação como dramaturgia / ato performático como atuação), o grupo, sediado em São Paulo (Rua Rodolfo Miranda, número 350/ Bom Retiro), tem notório reconhecimento nas atividades artísticas e socioeducativas voltadas à população, ocupando lugar de destaque na produção social, educativa e artística na Cidade de São Paulo.


Proposta de investimento :

O grupo pretende investir R$ 2.093.800,00 em três anos.
Iniciaremos com a reforma total do terreno, trocando as cercas e os portões, refazendo toda a terraplanagem do local, aplicando concreto na área que receberá os contêineres e placas de grama/ jardinagem no resto da área. Após, serão necessários investimentos para a compra/adaptação e logística dos contêineres e todo serviço necessário para finalização dos mesmos bem como a implementação do playground e da área de convivência com bancos, mesas e redes. Na segunda etapa, os recursos serão destinados mensalmente para manutenção/conservação dos espaços limpeza, segurança e internet), bem como toda produção para programação artística gratuita (divulgação e fornecimento de equipamentos técnicos).
Por que queremos investir neste projeto ?

Ao acompanhar os múltiplos esforços da atual Gestão (2013 a 2016) na revitalização do Centro de São Paulo (principalmente na região da famigerada “Cracolândia”), resolvemos, através das nossas experiências oriundas também de encontros com moradores do “Complexo Prates”, somarmos aos inúmeros coletivos daquela região, cujo objetivo comum é propiciar uma cidade mais democrática (do ponto de vista urbanístico), mais humana e mais plural. Sempre nos causou incomodo o fato de existir um espaço de aproximadamente 1000m2 altamente estratégico para área de lazer, sendo utilizado, única e exclusivamente, como estacionamento. Resolvemos, então, motivados pelo amor à Cidade, pelas políticas existentes na região da Luz e pelo desencanto de existir um espaço potente sem finalidade pública plausível, utilizar nossos recursos próprios em caixa e recursos provisionados, para propor algo diferente ao local.
Trata-se de uma iniciativa público privada, porém com uma importante diferença, o investimento não visa lucro financeiro, tampouco conta com recursos públicos outros para sua concretude. Como moradores do centro de São Paulo, gostaríamos de proporcionar essa experiência à Cidade.
Complexo Prates
R. Rodolfo Miranda com a R. Prates, Bom Retiro
Sede da Cia Mungunzá de Teatro
Proposta de Gestão:

A Cia Mungunzá de Teatro, aqui representada pela Cooperativa Paulista de Teatro, propõe, pelo período de três anos, a gestão administrativa e financeira desse espaço, para que todos os objetivos apontados neste projeto sejam implementados e concluídos com sucesso. Nos colocamos à disposição do poder público, não só para a elaboração de uma política pública pontual que se faça necessária, mas também para quaisquer apontamentos, revisão e prestação de contas do objeto proposto.
Share by: