Uma Cena de Amor Para Francis Bacon
Manás Labora
Peça online
16 anos
80 minutos
Sinopse
Dramaturgia original em que uma artista plástica coloca em xeque o valor dos acontecimentos de forma a transformar sua própria vida em obra de arte. Nesta espécie de tragédia do mundo mercantil, misturam-se as barreiras entre memória, realidade e imaginação. Assim, a impossibilidade de diálogo entre homem e mulher, dadas as suas lógicas contraditórias, causam consequências irreversíveis. Esta peça é dedicada a todas as mulheres artistas do mundo.
Manás Labora
Fernanda Zancopé começou a escrita de Uma Cena de Amor Para Francis Bacon ainda em 2019 e a montagem da peça esteve em processo de ensaio desde o início deste ano. Estes ocorriam em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade até março, quando foram interrompidos devido à crise da Covid-19. Neste período de quarentena, a equipe optou por manter os ensaios virtualmente. Aprofundamos a pesquisa de estudo de texto e composição de personagens, principalmente a partir da técnica Klauss Vianna. Além disso, nos debruçamos sobre as possibilidades da linguagem cinematográfica e virtual; com influências da pop art, filmes simbólicos de Ana Carolina e Roy Andersson, além das próprias obras de Francis Bacon, surgiu esta obra para teatro digital ao vivo. Com previsão original de estreia presencial para o primeiro semestre, a peça agora está sendo apresentada ao público pela primeira vez através do meio digital, via Zoom/Sympla.
Para efeitos de análise, encaminhamos o vídeo do ensaio aberto digital do primeiro ato. A proposta é apresentar os três atos juntos, ou seja, a peça completa e ao vivo.tório de Dramaturgia
O “Manás Laboratório de Dramaturgia” é um grupo de estudos teatrais cuja semente surgiu nos intervalos das aulas com Silvia Gomez, no CPTzinho de Antunes Filho. Depois de formados no CPT, o desejo de criar dramaturgia contemporânea uniu os colegas de turma Fernanda Zancopé e Dante Passarelli durante meses de pesquisa e exercícios no ano de 2019. Os dois se juntaram a Luiza Válio nesse contexto, e o encontro veio a se tornar o Manás. O foco da pesquisa no Laboratório é a intersecção entre dramaturgia, atuação e direção. Por isso, os seus integrantes revezam funções.
O Manás possui também a série de intervenções urbanas e virtuais “O Amor das Baratas”, que geram ações dramatúrgicas lançadas todas as quintas-feiras. (veja pela #oamordasbaratas nas redes sociais). O primeiro texto saído do Laboratório é “Uma Cena de Amor para Francis Bacon”, com cinco atores em cena, que agora vem ao público através do meio digital.
Fernanda Zancopé é Bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP, em 2017. Cursou Introdução ao Método do Ator, com Antunes Filho no CPT, em 2019. Técnica em Arte Dramática pelo Senac de Piracicaba, em 2011.
Participa do Manás Laboratório de Dramaturgia, em São Paulo, desde 2019, neste faz a dramaturgia das intervenções urbanas e virtuais “O Amor das Baratas” (#oamordasbaratas).
Dirigiu e fez a concepção do espetáculo [Atritos] do Grupo Galhofas, Descalvado/SP, contemplado pelo Proac Espetáculos Inéditos em 2018.
É monitora de teatro no Programa de Qualificação em Arte (Ademar Guerra) das Oficinas Culturais (Poiesis), nas edições 2020, 2019 e 2018, estagiária como orientadora dos grupos teatrais em formação, nas edições 1017 e 2016. Preparadora de elenco no Projeto “Curta e Aprenda” uma parceria da Vídeo Base Filmes com a Fundação Educar DPaschoal, Campinas/SP, nas edições de 2018, 2016, 2014 e 2013.
Fez a Iniciação Científica "O trabalho com as ações físicas propostas pelo LUME Teatro comparado a ação no Sistema Stanislavski", sob orientação do Dr. Eduardo Okamoto. (Bolsista do CNPQ - PIBIC/UNICAMP - 2016/2017).
Dante Passarelli se formou ator pelo Instituto de Arte e Ciência (INDAC) e passou pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho em 2019. Bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), em 2019.
Desde 2019 pesquisa escrita dramatúrgica dentro do Manás Laboratório de Dramaturgia. Como autor, ainda escreveu algumas peças e textos ainda não publicados como Um Ato de Uma Nação e A Loba Radioativa. Atualmente trabalha no texto intitulado Paranoias Urbanas. Realizou iniciação científica sobre dramaturgia norte-americana, com o projeto “Teatro Pós 11 de Setembro”, orientado por Maria Sílvia Betti (Bolsista FFLCH 2016-2017).
Com a Companhia Barco, atuou em processo colaborativo de direção, atuação e dramaturgismo sobre a obra de Hilda Hilst. Isso resultou na estreia da obra “Ensaio da Fantasia” em 2019. Também co-produziu com a Companhia o Festival Arena Hilda Hilst, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em 2019.
Inicialmente graduado em Publicidade (2014), escreveu o livro “Marketing e Comunicação na Produção Teatral” (Editora Giostri, 2017).
Ainda esteve em cartaz como ator com os espetáculos Jogos Na Hora da Sesta, de Roma Mahieu (dir. Sérgio Marques, 2018) e Hamlet-Ex-Máquina (dir. Erika Bodstein, 2017-2018). Por este último, foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil (primeiro semestre 2017) na categoria Melhor Elenco.
Autoria: Fernanda Zancopé
Direção: Dante Passarelli e Fernanda ZancopéAli
Direção de Arte: Padu Cecconelloce
Preparação Corporal e direção de movimento: Bia Miranda Nog
Elenco: Leonardo Silva, Luiza Válio, Pedro Ribeiro, Fernanda Zancopé e Dante Passarelliue
Realização: Manás Laboratório de Dramaturgiaira