Circo Contêiner Mungunzá

Composição de público em território de conflito - Continuidade e Investigação do Circo Contêiner Mungunzá

TEATRO DE CONTÊINER MUNGUNZÁ

OBJETIVO

O projeto "Composição de público em território de conflito - Continuidade e Investigação do Circo Contêiner Mungunzá" propõe ao Rumos Itaú Cultural uma parceria na continuidade do Projeto Circo Contêiner Mungunzá realizando 32 apresentações, bem como na investigação da composição de público em território de conflitos, local onde está localizado o Teatro de Contêiner Mungunzá, bairro da Luz, na estigmatizada Cracolândia.
Tal investigação irá compor um [caderno registro] hipermídia, que será construída durante o período das apresentações e distribuída por meio de impressos e digitais.
O projeto será realizado no período de 12 meses.

APRESENTAÇÃO

O Teatro de Contêiner Mungunzá, desde sua inauguração, recebe e fomenta diversas atividades além das apresentações dentro das instalações do teatro: debates, reuniões, simpósios, rodas de conversa, música ao ar livre, festivais, eventos de autocuidado, residências artísticas, exposições, oficinas, ensaios, cinema, apresentações teatrais na área externa, e o que vier. 
Importante destacar que todas as ações compõem o escopo da cultura, do social, da arquitetura e urbanismo e da saúde e não se restringe ao "terreno" do teatro, mas ao que entendemos de território da Luz.
Dentre as ações citadas, destacamos nesse projeto Rumos as apresentações teatrais gratuitas, sempre em caráter de espetáculo de rua, sempre de classificação livre, que aconteceram semanalmente nos arredores do Teatro de Contêiner Mungunzá no período de março a junho de 2019: o Circo Contêiner Mungunzá - projeto piloto O Circo Contêiner Mungunzá - projeto piloto foi idealizado e realizado de maneira intuitiva, visto o grande número de crianças e adolescentes que frequentam a área de convivência do Teatro aos finais de semana e no contraturno escolar. Como o Teatro de Contêiner possui programação diária, todas as noites ouvimos a mesma pergunta das crianças: - Vai ter peça hoje, tio? A gente pode ver?
Diante de um pedido inegável, durante 4 meses, quase que semanalmente, espetáculos direcionados ao público infantil foram realizados na área externa. No entanto, para nossa surpresa, o projeto piloto reuniu um público diverso da região e atraiu público de outras regiões de São Paulo e de programas municipais e estaduais como CAPS, consultório na rua, Redenção e escolas públicas em passeio escolar. Ampliando seu alcance e sublinhando valores muito importante para o Teatro de Contêiner Mungunzá: TRANSVERSALIDADE E DIVERSIDADE.

JUSTIFICATIVA

Territórios em conflitos:

Em março de 2017 inauguramos o Teatro de Contêiner Mungunzá num terreno em desuso na região da Luz. Trata-se do centro da cidade de São Paulo, território de grande vulnerabilização social, pois está próximo a zona de venda e consumo de drogas chamada Cracolândia.
A estrutura do Teatro é composta por 11 contêineres marítimos, vazada por vidros expõe a área cênica a passantes, moradores e habitantes daquela região. O palco se estende a área externa do teatro, construída como praça/espaço/playground de acolhimento e deságua pelas ruas do seu entorno - e assim, por termos retornos positivos, em diversos agentes daquela região.
Entre esses agentes, estão as crianças habitantes do centro de São Paulo.
Foram elas, desde o início, que ocuparam toda a área do teatro, recriando as ações compreendidas pela arquitetura, e brincando, nos posicionavam sobre suas próprias exigências, foram brinquedos, a quadra de futebol, os banhos de mangueira, os espetáculos para eles.
As crianças em territórios de conflitos tem a potência de mediar, por meio da necessidade de cuidados, toda a rede de apoio da região. Elas convergem todas as questões de conflitos sobre um olhar para um futuro pacificado e de diálogo. Dividindo com a cidade a responsabilidade de se reconstruir, repensar e criar novas possibilidades de vida nesses locais tão estigmatizados.

Investigação

Diante dessa realidade, idealizamos e realizamos, ainda intuitivamente, durante os meses de março a junho de 2019 um projeto chamado Circo Contêiner Mungunzá, onde recebemos 15 grupos de linguagem popular, palhaçaria e circo teatro, totalizando 23 apresentações gratuitas na área externa do Teatro de Contêiner ou dentro da ocupação Mauá, ocupação de moradia parceira e vizinha do nosso "Parque de Lata", como somos chamados pelas crianças.
Tal projeto, ainda que 2 vezes por mês, consolidou uma das exigências das crianças e assim, da própria comunidade - trabalhando na formação de platéia e construindo um espaço lúdico, de leveza e abertura ao diálogo.

Continuidade:
A observação da efetividade e afetividade que os grupos de rua atingiram leva a Cia. Mungunzá de Teatro, gestora do Teatro de Contêiner Mungunzá, propor a expansão e continuidade do projeto para um período de 12 meses, sendo 8 meses com espetáculos semanais.
Diferente do projeto piloto, onde nós fizemos a curadoria, nesta edição optamos por convidar Anderson e Giulia, Caravana Tapioca - Dupla de palhaços que apresentou todos seus trabalhos na primeira edição do Circo Contêiner Mungunzá (possuem a experiência prática de se apresentar no território da Luz, no Teatro de Contêiner e em outras zonas de conflito e vulnerabilização) para realizar a curadoria.
A Caravana Tapioca têm grande experiência no território nacional e pesquisam a rua como forma de democratização da arte e formação de platéia. O grupo já organizou as mostras “Palco Aberto Recife”, “Festival de Circo a Céu Aberto” e “Caravana de Palhaços”.

IMPACTO

TOTAL: 1299 pessoas

1 Circo de Lampezão e Maria Botina
16/03 - 93 pessoas e 23/03 - 110 pessoas

2 Caravana Tapioca
26/03 - 82 pessoas e 19/04 - 73 pessoas

3 Cavaco e sua Pulga
30/03 - 103 pessoas e 14/04 - 92 pessoas

4 O Livro do Mundo Inteiro
06/04 - 72 pessoas e 07/04 - 55 pessoas

5 Lona Nova
13/04 - 20 pessoas

6 Chá Comigo
20/04 - 72 pessoas

7 Irmãos Carreto
25/04 - 89 pessoas e 27/04 - 41 pessoas

8 É mesmo uma Palhaçada
04/05 - 35 pessoas

9 Carlos Felipe em Apuros
11/05 - 38 pessoas e 12/05 - 20 pessoas

10 Palhaço sem Fronteira
18/05 - 25 pessoas e 19/05 - 25 pessoas

11 Circo Fubanguinho
25/05 - 101 pessoas

12 RCC - Rap Circo Cracolândia
28/05 - 48 pessoas

13 Dia da Caça
01/06 - 28 pessoas

14 Semi Breve
02/06 - 58 pessoas

15 Circo de Dois
25/06 - 79 pessoas
Share by: